Holandês compacta partículas de poluição para criar jóias

O designer holandês Daan roosegaarde e sua equipe estão em desenvolvimento de uma instalação sustentável que captura a poluição atmosférica para criar ar limpo em Pequim.


Chamado de 'Smog', o projeto usa tecnologia de ions patenteados para criar buracos de ar limpo, implementando o maior purificador de ar no mundo, permitindo que a população veja o sol novamente.

O aspirador conta com um sistema composto por bobinas de cobre, que devem ser enterradas numa área aberta. A partir daí, as bobinas “puxam” o material particulado até a parte interna do dispositivo, e o sistema forma um vácuo de ar limpo com extensão de até 190 metros de diâmetro. Depois de ser sugada pelo equipamento, a poluição é descartada, sem causar novos danos ao planeta.

Como resultado, será criado uma série de anéis tangíveis usando as partículas de poluição atmosférica coletadas, que são compactadas para criar diamantes para jóias.


O sistema modular está localizado em um parque público de pequim medindo 40m².

Confira o vídeo que detalha o projeto.



Vídeo destacando o conceito com um modelo em escala



Daan diz: "É um processo estranho sugar a poluição do ar e tê-la em nossas mãos, alguns minutos depois. Ela se parece com um místico pó preto. É claro que sugar a poluição do ar, não é resolver todo o problema da cidade.


Mas criar um lugar mais limpo em Pequim, irá abrir os olhos da população; as pessoas vão ver a diferença do velho; senti-lo, cheirá-lo. Isso vai criar um incentivo para atualizar toda a cidade, como carros elétricos, indústria limpa etc. E ainda de quebra, o projeto desenvolve jóias.


Isso irá fazer com que as pessoas se tornem parte da solução, pois o material tangível da poluição é uma forma de criar consciência. Nosso "Anel de Fumaça" é um bom exemplo disso. Comprando ou compartilhando as jóias, você doa 1000m3 de ar limpo para a cidade."



Detalhe de como o sistema de purificação vai funcionar

Fonte : Desigboom

0 comentários:

Postar um comentário