Cientistas usam impressão 3D para produzir tumor que pode auxiliar no estudo do câncer


Utilizando a impressão 3D, os pesquisadores fizeram um nódulo tumoral de células cancerosas em laboratório, e eles dizem que isso mostra uma semelhança maior ao tumor natural do que o tumor cultivado em laboratório..

Esta representação mais realista de um tumor, poderia ajudar estudos sobre câncer e tratamentos com drogas, segundo os pesquisadores.

Para construir a estrutura do tumor, os pesquisadores misturaram gelatina, proteínas fibrosas e células de câncer de colo do útero. A impressora produziu uma estrutura de 10 mm de largura e comprimento, e 2 mm de altura, camada por camada.

Essa estrutura assemelha-se às proteínas fibrosas que compõem a matriz extracelular de um tumor, segundo os pesquisadores.

As células cancerosas cervicais utilizadas pelos pesquisadores foram as células HeLa, a linha celular "imortal", que foi originalmente tirada de um paciente com câncer, Henrietta Lacks, em 1951. As células HeLa podem multiplicar-se indefinidamente e são o tipo mais comum de células estudadas na pesquisa do câncer .

Fonte mashable

0 comentários:

Postar um comentário