20 fatos interessantes sobre o amor

O amor é puro, o amor é doloroso, o amor é doce e o amor é terrível. O verdadeiro amor é esmagador. Nossas vidas dependem dele.


Sobre o amor, já ouvi muitos apaixonados dizer que se você nunca foi ferido pelo amor, ou você é muito sortudo, ou muito solitário.

Nós entendemos a poesia do coração, mas ao longo dos cursos de nossas vidas, tendemos a desmistificar esse sentimento precioso cada vez mais. Aprendemos sobre o amor, os processos biológicos que causam reações específicas; aprendemos sobre as influências culturais na forma como se comportam e pensam sobre o amor; aprendemos sobre os processos psicológicos e fisiológicos que nos fazem cair por alguém.

E quando pensamos que não há mais lugar para o romance em um mundo explicado pela ciência, nos apaixonamos. Basta olhar para os olhos da pessoa amada, para empurrar todo o conhecimento para o fundo de nossas mentes. No final, o sentimento em si é o que mais importa.

Confira agora, 20 fatos interessantes e teorias sobre o amor que vai explicar muito a respeito desse fenômeno, sem dissipar seu romance e poesia.


1 - Monogâmicas relações existem em todo o reino animal

sobre o amor fatos interessantes

Mesmo que muitas vezes pensamos em nós mesmos como uma espécie que na maioria das vezes permanece com a companhia escolhida até a morte. Mas lobos, cisnes, gibões, urubus, albatrozes e até cupins são apenas alguns desses animais que encontram um companheiro para a vida inteira.


2 - Leva até 4 minutos apenas, para decidir se você gosta de alguém ou não

sobre o amor fatos interessantes

Se quiser causar uma boa impressão para alguém, você só tem cerca de 4 minutos para fazer isso. Acredita-se que tem muito mais a ver com a linguagem corporal, tom e velocidade da voz, ao invés do que dizemos.


3 - Quando dois amantes se olham nos olhos, seus corações entram em sincronia.

sobre o amor fatos interessantes

Uma extraordinária pesquisa descobriu que os casais que estão se amando, sincronizam seus batimentos cardíacos depois de olhar nos olhos uns dos outros por três minutos.

A pesquisa saiu na nature.com


4 - Apaixonar-se tem efeitos neurológicos semelhantes aos da cocaína

sobre o amor fatos interessantes

Apaixonar-se é muito parecido com tomar uma dose de cocaína, pois ambas as experiências afetam o cérebro de formas iguais e provocam uma sensação semelhante de euforia. Uma pesquisa descobriu que apaixonar-se, produz várias substâncias químicas indutoras de euforia que estimulam 12 áreas do cérebro ao mesmo tempo.

A pesquisa saiu na medicalnewstoday


5 - Abraços, mimos e carinhos são como analgésicos naturais

sobre o amor fatos interessantes

A oxitocina, o chamado hormônio do amor, é produzido durante um abraço ou carinho. O hormônio aparece no cérebro, ovários e testículos. Uma pesquisa descobriu que uma dose de oxitocina, diminui significativamente as dores de cabeça, e para alguns, até mesmo faz a dor desaparecer completamente após 4 horas. Então porque não tentar abraçar a pessoa amada antes de cair em pílulas e remédios?

A pesquisa saiu na livescience


6 - É possível aliviar a dor mesmo olhando para uma foto de um ente querido.

sobre o amor fatos interessantes

Apesar de já sabermos que a presença de uma pessoa significativa, tem muito a ver com a melhora dos pacientes, provou-se que o mesmo vale até mesmo para uma imagem do amado(a). O experimento mostrou que quando as pessoas que participaram do estudo sentiam dor, elas eram expostas as imagens de seu amado(a) e alguns jogos de palavras para distração. As que viram as imagens, tiveram sua dor reduzida muito mais do que as expostas aos jogos de palavras.

O estudo saiu no Well blogs do New York Times.


7 - Pessoas com o mesmo nível de atratividade são mais propensas a acabarem juntas.

sobre o amor fatos interessantes

Várias pesquisas indicam que existe um padrão significativo na forma como as pessoas escolhem as companhias para estabelecer relações românticas. Este padrão é explicado pela Academia.edu , que diz que as pessoas são mais atraídas por aqueles que compartilham um nível semelhante de atratividade, em outras palavras, são igualmente desejáveis. Mesmo se forem diferentes na aparência física, geralmente compensam com outras qualidades.


8 - Casais que são muito semelhantes entre si, não são susceptíveis de durarem.

sobre o amor fatos interessantes

Como diz o ditado "Os opostos se atraem".Uma pesquisa mostra que isso é parcialmente verdade. Casais que são muito semelhante ou muito diferente tendem a não durar muito tempo. Não há a necessidade de serem completamente parecidos para que uma relação seja certa de durar, e sim diferenças para um aprender com o outro.


9 - "Coração Partido" não é apenas uma metáfora

sobre o amor fatos interessantes

Pesquisas têm fornecido evidências de que eventos traumatizantes como um rompimento de relação, divórcio, a perda de um ente querido ou a traição, podem causar dores físicas reais na área do coração de alguém. Esta condição é chamada de síndrome do coração partido . Um sofrimento emocional profundo, aciona o cérebro para distribuir determinadas químicas que enfraquecem significativamente o coração, levando a fortes dores no peito e falta de ar. A condição é muitas vezes diagnosticada como ataque cardíaco e tende a afetar mulheres frequentemente.

Matéria de American Heart


10 - Amor romântico eventualmente acaba ... Apenas a ser seguido por amor comprometido

sobre o amor fatos interessantes

A relação de casais no início de um relacionamento romântico, será muito diferente um ano depois. Estima-se que o amor romântico, que está relacionado com a euforia, dependência, palmas das mãos suadas, borboletas no estômago só duram dessa mesma forma, em cerca de um ano. Após esse primeiro ano começa a chamada fase "amor comprometido". A transição está relacionada com elevados níveis de proteína neurotrofina em casais recém-formados.

A matéria é da BBC News


11 - Pessoas que estão se amando, tem semelhanças químicas das pessoas com TOC.

sobre o amor fatos interessantes

Estudos mostram que as pessoas em um estágio inicial do amor têm níveis mais baixos de serotonina, que está associado com sentimentos de felicidade e bem-estar, e níveis mais altos de cortisol, associado com o estresse. Isto é muito semelhante à aquelas pessoas que têm Transtorno Obsessivo-Compulsivo.


12 - Pensamentos de amor e sexo, influenciam a criatividade e o pensamento concreto, respectivamente

sobre o amor fatos interessantes

Uma Pesquisa baseada na teoria interpretação descobriu que o amor influência pensamentos mais abstratos e criativos, porque eles estão associados a considerações mais distantes e abstratas - relacionamentos de longo prazo, dedicação, compromisso, intimidade. No sexo desencadeia pensamentos concretos, podendo fazer uma pessoa se concentrar mais em detalhes momentâneos do que sobre os planos ou metas de longo prazo.


13 - Vínculo + Cuidar + Intimidade = Amor Perfeito

sobre o amor fatos interessantes

A teoria triangular do amor sugere uma fórmula clara para os componentes de diferentes tipos de amor. Existem três tipos de amor que são um produto de dois pares diferentes de componentes básicos: o amor romântico = paixão + intimidade, amor companheiro = intimidade + compromisso e fátuo amor = paixão + compromisso. Claro que, o verdadeiro e mais forte de todos é o amor perfeito, o qual é constituído por todos os três componentes.

Matéria de Psychdigest


14 - Para relacionamentos duradouros é preferível ter um rosto atraente do que um corpo.

sobre o amor fatos interessantes

evidências de que em alguns casos, o corpo ganha sobre o rosto com base em atração física. O oposto só é verdadeiro, para aqueles que estão à procura de um relacionamento longo.

A matéria é da PlanetEarth.


15 - Segurar na mão de um ente querido, alivia a dor e o estresse

sobre o amor fatos interessantes

Uma Pesquisa mostra que casais de longa data com profundas e fortes ligações, podem acalmar um ao outro em situações de estresse ou quando um deles sente dor simplesmente segurando suas mãos.


16 - Expressar gratidão para com pessoas que você ama, provoca um aumento imediato em sua Felicidade.

sobre o amor fatos interessantes

Sem muita conversa, estamos sugerindo que você veja a bela experiência neste Vídeo.


17 - Borboletas no estômago são reais e são causadas ​​por Adrenalina

sobre o amor fatos interessantes

Quando você se apaixonar por alguém, provavelmente não será capaz de evitar as borboletas voando, dançando e brincando em seu estômago. Na verdade isso é o efeito da adrenalina, que inunda o seu corpo durante "o vôo".


18 - Pupilas dilatadas revela sua atração por alguém e torna você mais atraente

sobre o amor fatos interessantes

Em 1870, Darwin propôs que as pupilas dos alunos que estão focados e prestando atenção se dilatam. Isso é verdade, já que isso ocorre quando olhamos para um objeto de desejo ou a pessoa amada, mesmo que seja apenas uma foto ou vídeo. Além disso, as pessoas que tem suas pupilas dilatadas parecem mais atraente. ( Matéria em Inglês ).


19 - Olhando nos olhos uns dos outros resulta em estranhas paixões.

sobre o amor fatos interessantes

Os olhos são o espelho da nossa alma, como dizem, então não há provavelmente nenhuma surpresa que simplesmente olhando nos olhos uns dos outros, faça com que nos apaixonamos, mesmo sem ao menos conhecer a pessoa. Foi comprovado que quando alguém está olhando para você, o corpo da pessoa produz como resposta, uma substância química chamada feniletilamina (conhecida como "hormônio da paixão")Então, se você decidir continuar olhando para a pessoa, está pedindo para ser flechado(a) pelo Cupido. ( informações )


20 - O Amor é realmente tudo o que importa

sobre o amor fatos interessantes

Ao longo de incríveis e maravilhosos 75 anos de estudo , que foi realizado por um grupo de pesquisadores de Harvard, mostrou que o amor é realmente tudo o que importa. Experiências ao longo da vida dos participantes revelou que a felicidade e a vida girava em torno de amor ou simplesmente à procura de amor. Muito óbvio ? Sim, mas é ciência !

0 comentários:

Postar um comentário